Simpósio promovido pelo Serviço de Nutrição reuniu profissionais da região.
O Serviço de Nutrição do Hospital Regional do Vale do Paraíba realizou na terça-feira (30/maio) o ‘Simpósio do Jejum Prolongado no âmbito hospitalar’. A iniciativa teve como objetivo discutir as novas condutas multiprofissionais para o paciente cirúrgico e desmistificar conceitos para o melhor desfecho clínico.
O Simpósio teve início com a palestra sobre Jejum prolongado e os cuidados com a alimentação precoce, conduzido pela Médica Nutróloga e Coordenadora da EMTN do Hospital Regional, Dra. Carolina Lopes. A especialista reuniu estatísticas acerca do impacto do paciente em desnutrição dentro do processo cirúrgico. “Hoje os estudos mostram que a prescrição de jejum desde o dia anterior não é mais necessária e até prejudicial para o desfecho”, ao apresentar que 54% dos pacientes hospitalizados são desnutridos e que, na população idosa, esse índice pode chegar a 70%.
A Médica ainda destacou todo o impacto que as novas condutas podem gerar a uma cadeia envolvida no processo. “A abreviação do jejum melhora o desfecho e, consequentemente, vai diminuir os riscos de infecção, tempo de internação e mobilidade desse paciente”. O debate incluiu ainda a síndrome de realimentação e projetos consolidados no Brasil e Mundo sobre a abreviação do jejum, com abordagem multimodal.
O segundo tema do encontro trouxe de maneira mais explicita os impactos ao paciente hospitalizado e o Projeto ACERTO, através da palestrante e nutricionista Adriana Alvarenga.
Já a Coordenadora de Nutrição do HR, Dayana Nunes, foi a responsável pelo último debate do encontro, trazendo o Protocolo de Abreviação de Jejum institucionalizado no Hospital Regional, abordando o processo de sensibilização dos demais profissionais desde a implantação em 2016, estudos do perfil do Hospital para delimitação de elegibilidade, criação da comissão multidisciplinar e as etapas de capacitação e multiplicação.
Ao final, foi realizado um bate-papo entre as palestrantes e público presente, para esclarecimento de dúvidas. Estiveram presentes profissionais de São José dos Campos, Caçapava, Taubaté e Pindamonhangaba.