HR reúne profissionais do Médicos e do Direito em Curso de Formação

Home / HR reúne profissionais do Médicos e do Direito em Curso de Formação

O Dia do Médico, comemorado em 18 de outubro, foi marcado pelo tradicional Curso de Responsabilidade Médica no Hospital Regional do Vale do Paraíba, em Taubaté. O evento, que chegou a sua quinta edição, contou com um público de profissionais, residentes e acadêmicos, abordando os aspectos jurídicos e éticos da profissão.

 

 

A abertura ficou por conta do Diretor de Governança Clínica, Dr. Caio Soubhia Nunes. De forma breve, o médico compartilhou casos jurídicos envolvendo médicos e evidenciou a importância sobre a responsabilidade ao exercer a profissão, além dos prejuízos que podem ser causados ao profissional e à instituição em que ele atua.

 

 

Dra. Bianca Greff, advogada especialista em Direito Médico e Hospitalar, foi a primeira palestrante da noite. Em sua fala, ela abordou as mudanças na relação entre médico e paciente, destacando os motivos para que isso esteja ocorrendo. Segundo a advogada, os pacientes estão com um grau de exigência elevado, pois “atualmente, eles são considerados consumidores, e os médicos passaram a ser prestadores de serviço”, frisou.

 

 

Ainda de acordo com a profissional, são muitas as causas para essa realidade. O não cumprimento d e um bom exercício médico pode resultar em diversas esferas de responsabilização, como administrativa, ética e civil.

 

Para encerrar, foi a vez do Juiz da 3ª Vara Criminal de Taubaté, Dr. João Carlos Germano. Sua palestra teve como tema “Responsabilidade do médico em juízo: aspectos cíveis e criminais”. Germano iniciou destacando o significado da responsabilidade civil. “A responsabilidade civil engloba tudo aquilo que envolve patrimônio e todo aquele que causa dano. Isso também serve para os médicos”, disse. O Magistrado ainda exemplificou as formas de julgamento diante de um caso médico. Sua fala contou com diversos exemplos e foi finalizada com um bate-papo com o público para sanarem dúvidas.

(12) 3634-2000

Hospital Regional do Vale do Paraíba - ©2024 - Todos os Direitos Reservados