Terapia Intensiva

Home / Terapia Intensiva

Terapia Intensiva

Nossa Unidade de Terapia Intensiva conta com uma moderna estrutura em aparelhos, voltada para a monitorização contínua do paciente potencialmente grave, além de equipamentos especializados. Ao todo, são 30 leitos divididos em 3 alas: casos coronarianos, politraumatismo, e pós-operatórios cirúrgicos, além dos casos clínicos e crônicos.
Referência no Vale do Paraíba para os casos de politraumatismo, nossa unidade possui uma equipe multidisciplinar, sendo o maior grupo de profissionais da região, formado por médicos intensivistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas/nutrólogos e enfermagem.


Além da equipe plantonista, nossa UTI também dispõe de grande amparo do restante do hospital, com médicos ortopedistas, vasculares, cardíacos e neurocirurgiões. Nossa estrutura física foi planejada de forma que a Hemodinâmica e o Centro Cirúrgico ficassem mais próximos.


Na unidade, o paciente também dispõe de suporte odontológico e atendimento em nefrologia, podendo, se necessário, realizar suas sessões de hemodiálise dentro da unidade, para auxiliar na reposição das funções renais.


UTI Pediátrica

 

Além do cuidado e tratamento da criança e do adolescente, a Equipe da UTI Pediátrica desenvolve um trabalho de cuidado centrado na família. Essa filosofia assistencial surgiu após a compreensão de que o quadro clínico de um paciente depende também da presença da família durante todo o processo, tornando, portando, o isolamento social um fator de risco. Sendo assim, as mães contribuem com o projeto terapêutico e plano de alta, estreitando o vínculo entre equipe e família.

 

Quanto à infraestrutura, a UTI Pediátrica dispõe de 9 leitos, que atendem ao Trauma Infantil, Neonatologia e Pediatria Clínica. Assim como nos demais setores da Pediatria, o paciente pode ter um acompanhante 24h.

 

O aparato médico inclui 19 pediatras que se revezam em plantões de 24h, além de especialidades como neurocirurgia, cirurgias pediátrica e vascular, cardiologia, nefrologia, além de fisioterapeutas, nutrólogo e nutricionistas que acompanham a evolução do quadro clínico de cada paciente.

(12) 3634-2000

Hospital Regional do Vale do Paraíba - ©2024 - Todos os Direitos Reservados