O poder da alimentação no sistema imunológico

Home / O poder da alimentação no sistema imunológico

Artigos e Publicações

Muitos são os fatores que podem influenciar na nossa imunidade, como má alimentação, estresse, privação de sono, sedentarismo, entre outros. A nutrição é um componente crucial do desenvolvimento e da saúde humana e está envolvida com o crescimento adequado na infância, melhora da resposta imune, menor risco de desenvolvimento de doenças e a uma maior expectativa de vida. Deste modo, uma dieta saudável e equilibrada é capaz de promover a saúde como também prevenir doenças.

Os micronutrientes presentes, principalmente, em frutas e vegetais coloridos promovem o aumento da função imunológica. Isso acontece porque alguns desses micronutrientes têm substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, por exemplo, a vitamina C, o selênio e o zinco.

O consumo de frutas como laranja, limão, tomate e maracujá, fontes de vitaminas A, C e E, estimulam a produção de glóbulos brancos, células que combatem diversas infecções. A vitamina B6 do gengibre tem importante ação bactericida e expectorante natural, além de auxiliar na diminuição da inflamação e da dor. Os alimentos fonte de vitamina E e Zinco, como semente de girassol e canola, abacate, nozes, castanha, carnes, aveia e arroz integral também são fontes de ácidos graxos insaturados e fibras que atuam no controle cardiovascular, de inflamações sistêmicas e de composição corporal. O inhame, rico em proteínas, fibra, vitamina C e vitaminas do complexo B também é um importante aliado para o fortalecimento do sistema imune.

Além de uma alimentação rica em vitamina e minerais, é de extrema importância adquirir hábitos saudáveis em geral, como manter uma boa hidratação, praticar atividade física diariamente e manter uma boa noite de sono (média de 8h/noite).

Referência
Universidade Federal de Pernambuco Centro de Ciências da Saúde Departamento de Nutrição. Abril, 2020
BARTRINA, J. A.; SERRA-MAJEM, L.; PEREZ-RODRIGO, C.; RIBAS-BARBA, L.; DELGADO RUBIO, A. “Nutrition risk in the child and adolescent population of the Basque country: the enKid Study”. British journal of nutrition, vol. 96, n. S1, 2006

Natalia Prado Roncon é Nutricionista do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Regional do Vale do Paraíba.

(12) 3634-2000

Hospital Regional do Vale do Paraíba - ©2024 - Todos os Direitos Reservados