A importância da sua doação para o HRVP

Home / A importância da sua doação para o HRVP

Artigos e Publicações

O Hospital Regional realiza, a cada mês, cerca de 800 transfusões de hemocomponentes. É um volume grande por ser o HR uma unidade de referência para toda a região. Por este motivo, a Médica Coordenadora da nossa Agência Transfusional, Dra. Carla Marcitelli, fala um pouco sobre a importância da doação.

 

“Possuímos uma estrutura que é referência para as 39 cidades da região, com Pronto Atendimento especializado em Trauma, Oncologia, Centro Cirúrgico com grande volume de Cirurgias de grande porte, como Cardíacas, Neurocirurgias, Urológicas, Gastrointestinas, além de atendimento em UTI , Hemodiálise, Clínica Médica e Pediatria”.

 

Ainda segundo a especialista, a realidade nacional mostra uma necessidade de nos conscientizarmos em relação a este ato. “Segundo a Organização Mundial da Saúde, para que os bancos de sangue estejam em uma situação confortável, é preciso que entre 3% a 5% da população de um país faça doação de sangue voluntária, mas no Brasil, esse percentual é de apenas 1,9%, segundo o Ministério da Saúde”.

 

Alguns bons motivos para doar sangue:
1 – O sangue não pode ser fabricado artificialmente, e por esse motivo, não há substituto.
2 – Uma única doação pode salvar até quatro vidas.
3 – Não há risco de contrair doenças durante a doação.
4 – O organismo repõe rapidamente o sangue doado.

 

Todos os dias o HR vivencia a necessidade do sangue para a grande maioria dos procedimentos e a resposta para eles só é possível por meio da doação feita pelos voluntários ao Hemocentro de Taubaté. “Precisamos que as pessoas se sensibilizem e pratiquem esse ato de tanto amor, que faz bem pra quem doa e também pra quem recebe”, conclui.

 

Requisitos para ser doador de sangue:
-Estar bem alimentado, porém não ter consumido alimentos gordurosos;
-Ter mais de 51 kg para homens e 50 Kg para as mulheres;
-Estar em boa saúde e fora do risco de doenças transmissíveis;
-Ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que menores devem ter autorização por escrito dos pais/responsável deve estar presente na primeira doação;
-O ideal, para descobrir se a pessoa pode ou não ser doadora, é realizar uma visita ao Hemocentro, pois, lá um profissional habilitado irá fazer uma entrevista e pré-avaliação com foco em determinar se a pessoa estará apta a doar sangue.

 

Hemocentro de Taubaté:
Atendimento: de segunda a quinta-feira, das 07h às 16h, e sexta-feira, das 07h às 15h.
Endereço: Av. Inglaterra, 190 – Jardim das Nações / Taubaté.
Obs: O agendamento é opcional.

(12) 3634-2000

Hospital Regional do Vale do Paraíba - ©2024 - Todos os Direitos Reservados