Janeiro Branco

Home / Janeiro Branco

Artigos e Publicações

HR alerta sobre a saúde mental

 

A campanha Janeiro Branco foi criada em 2014 por psicólogos brasileiros, com o propósito de convidar a população a discutir a importância do cuidado com a saúde mental em busca de maior qualidade de vida. O mês de celebração foi escolhido por simbolizar um período de  renovação de esperanças e projetos de vida.

 

A campanha tem como objetivo difundir um conceito ampliado de saúde mental e saúde emocional, sendo projetada para a promoção de saúde emocional na vida de todos os indivíduos, buscando estratégias políticas, sociais e culturais para que o adoecimento emocional seja prevenido.

 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão em todo o mundo. A doença é a principal causa de incapacidade e é pauta de destaque quando se fala em saúde mental. Dados da OMS mostram que a depressão atinge 5,8% da população brasileira, e distúrbios relacionados a ansiedade afetam 9,3%. No entanto, o número de pessoas diagnosticadas por alguma doença emocional tem aumentado e isso, segundo a OMS, retrata um aumento de pessoas que estão tratando sua saúde mental.

 

O que é saúde mental?

 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define que “Saúde Mental é um estado de completo bem-estar físico e social e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade”.

 

Nossa saúde emocional pode ser descrita como um bem-estar geral, onde a pessoa consegue utilizar seus próprios recursos e as habilidades que possui a seu favor, conseguindo passar pelas adversidades da vida sem grandes impactos negativos e respeitando seus limites. Nossas emoções exercem influência em nossa saúde e parte das doenças mentais pode ser agravada ou ter origem nelas.

 

Quais os impactos quando você não cuida da sua mente?

 

Cada indivíduo reage de maneira diferente diante dos desafios enfrentados no dia a dia, e com o acumulo de sentimentos, as reações podem ser diversas: cansaço mental; dificuldade de concentração; problemas de pele; desânimo, apatia; isolamento social; perda ou ganho de peso; ansiedade; depressão, entre outros.

 

É importante saber que a saúde emocional e mental pode reduzir os riscos de doenças biológicas. Portanto, quando os sintomas psicológicos começam a afetar o nosso cotidiano, ou seja, nos limitando a ter uma vida sadia e produtiva, é importante buscar ajuda, como forma de prevenir doenças mentais.

 

Existem diversas forma de cuidar da sua saúde emocional e mental:

 

– Reserve um tempo do dia para você;

– Mantenha os laços afetivos e sociais;

– Não se isole frente aos problemas ou desafios;

– Mantenha bons hábitos alimentares;

– Não use drogas;

– Durma bem;

– Pratique atividade física regularmente;

– Busque ajuda de um Psicólogo quando necessário.

 

 

A campanha Janeiro Branco é um alerta para que todos iniciem o ano de maneira sadia, tanto emocionalmente quanto psicologicamente. Cuide-se!

 

“QUEM CUIDA DA MENTE, CUIDA DA VIDA!”

 

Rafaela Fonseca – Psicóloga Clínica do Hospital Regional do Vale do Paraíba com aperfeiçoamento em Psico-oncologia e especialização em Psicologia Hospitalar.

(12) 3634-2000

Hospital Regional do Vale do Paraíba - ©2024 - Todos os Direitos Reservados