Pacientes recebem cartas de esperança durante tratamento da COVID-19

Home / Pacientes recebem cartas de esperança durante tratamento da COVID-19

Vivemos em um mundo cada vez mais digital e a comunicação por cartas parece que ficou mesmo no passado. Mas foi através de mensagens escritas à mão que um grupo de estudantes conseguiu levar um pouco de conforto e esperança para pacientes internados no setor COVID aqui do Hospital Regional do Vale do Paraíba, em Taubaté.

As cartas fazem parte de um projeto desenvolvido por alunos do sexto e sétimo ano do ensino fundamental da Escola Dinâmica, em Taubaté. A ideia surgiu em sala de aula como forma de colocar em prática o conteúdo que estavam abordando: A EMPATIA.

 




“Como eles não podem receber visitas da família, queríamos que eles soubessem que estamos rezando e que nos importamos com eles. Por isso escolhemos mensagens de carinho para pedir que tenham força e que não desistam, porque tudo isso vai passar”, contou a aluno do 7º ano do ensino fundamental, Taís de Alvarenga.

O resultado não poderia ter sido diferente. Além de mostrar a importância da iniciativa, o sorriso de quem recebe a carta ensina, mesmo por trás da máscara, que apesar do momento de crise, gestos de amor ao próximo ajudam a deixar tudo um pouco mais leve.


“Os pacientes com coronavírus vivem momentos muito difíceis, de medos e incertezas. As cartinhas acabam sendo um estímulo para a recuperação. É muito emocionante ver a esperança nos olhos de quem recebe”, explica enfermeira Renata de Oliveira, Coordenadora da Unidade de Internação COVID do HRVP.

Por questões de segurança, nenhuma criança participou da entrega. Para isso, a Escola contou com a ajuda do pai da aluna Tais, o Médico Urologista Dr. Gustavo Notari, que encaminhou as cartas ao Setor de Humanização, onde elas foram higienizadas e colocadas em quarentena antes que chegassem ao seu destino final.

 



Ao todo, 30 mensagens e desenhos foram enviados aos pacientes internados na enfermaria, incluindo uma de agradecimento destinada aos Profissionais de Saúde do HRVP, que atuam na linha de frente do combate à pandemia.







(12) 3634-2000

Hospital Regional do Vale do Paraíba - ©2021 - Todos os Direitos Reservados