Pacientes da Oncologia são homenageados em Oficina Culinária

Home / Pacientes da Oncologia são homenageados em Oficina Culinária

Pacientes da Oncologia são homenageados em Oficina Culinária

 

Em dezembro, o Serviço de Oncologia do Hospital Regional do Vale do Paraíba, em Taubaté promoveu o último encontro da Oficina Culinária: Animando o Apetite. Para comemorar, os pacientes e acompanhantes prepararam uma receita especial e receberam um certificado como homenagem pela participação.

 

O projeto teve início em abril de 2019 e reuniu mensalmente pacientes da oncologia, seus acompanhantes/familiares com o objetivo de ensinar receitas simples que podem auxiliar na melhora dos sintomas causados pelo tratamento da doença. E a cada novo encontro, uma nova receita era apresentada. Para o menu de encerramento, foi escolhido o Gaspacho, uma sopa a base de hortaliças que é consumida fria. Com ingredientes simples e preparação rápida, a receita ajuda a combater náuseas, alterações no paladar e falta de apetite, sintomas comuns em pacientes oncológicos.

 

Os participantes atuam em todas as etapas de preparação das receitas e ainda recebem informações e orientações nutricionais sobre os ingredientes

 

Dona Vera entrou na oficina para ajudar o marido que é paciente do Serviço de Oncologia do HR. Para ela, os encontros trouxeram benefícios além do conhecimento culinário. “É muito gratificante poder participar de um projeto tão especial. Nós compartilhamos histórias enquanto adquirimos conhecimento com as nutricionistas e também com os demais participantes através da vivência de cada um”, contou a acompanhante, Vera Maria Camargo.

 

Dona vera é acompanhante e frequenta o projeto desde o primeiro encontro

 

Ao todo, 17 pessoas concluíram a oficina. Além do certificado, eles ganharam um avental como incentivo para que continuem com a mão na massa.

 

Com média de 11 participantes por encontro, o projeto totalizou 8 oficinas em 2019. Uma pesquisa aplicada na turma de encerramento revelou que 80% dos participantes disseram ter repetido em casa as receitas ensinadas durante oficina e 90% alegaram melhora dos sintomas após início do projeto. “Esta edição de 2019 era um piloto e conseguimos atingir um resultado positivo dos participantes e o objetivo principal da oficina culinária.  Ver a alegria e satisfação deles é muito gratificante e acreditamos que agora, em 2020, as participações aumentem”, falou Raira Garcia, nutricionista responsável pelo projeto.

 

Em 2020 a Oficina Culinária: Animando o Apetite continua, desta vez dividida em duas edições no ano, começando a primeira em janeiro, para que mais pacientes sejam beneficiados. O projeto é gratuito e destinado apenas a pacientes oncológicos e seus cuidadores/familiares.

 

1º turma da Oficina Culinária: Animando o Apetite 2019

(12) 3634-2000

Hospital Regional do Vale do Paraíba - ©2024 - Todos os Direitos Reservados