Novembro Azul: Prevenção ao Câncer de Próstata é tema de evento no HR

Home / Novembro Azul: Prevenção ao Câncer de Próstata é tema de evento no HR

Novembro Azul: Prevenção ao Câncer de Próstata é tema de evento no HR

Além de palestras e dinâmicas, os participantes contaram com serviço voluntário de barbearia

 

O Hospital Regional do Vale do Paraíba, em Taubaté, promoveu uma programação especial para colaboradores e pacientes oncológicos.  O evento ‘Novembro Azul: Agora é a vez dos Homens’, realizado no último dia 26, teve como objetivo celebrar o mês de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

 


A programação contou com palestras e debates. Entre os temas, o Chefe do Serviço de Urologia do HR, Dr. Frederico Vilela, abordou sobre a prevenção do câncer de próstata. “É preciso entender que não existe prevenção para este tipo de câncer. O homem já nasce geneticamente programado para o problema. Por isso, os exames de rastreamento, PSA e toque retal, são indispensáveis”. E ainda ressaltou o perigo do diagnóstico tardio. “Pelo menos 95% dos homens que procuram o especialista já com sintomas estão em estágios avançados da doença. O importante é procurar na idade adequada para aumentar a chance de tratamento e cura, caso o diagnóstico seja positivo”, disse Vilela, durante palestra.

 

O evento ainda contou com bate papo com participação da oncologista, Dr. Rima Jbili, que desvendou mitos e verdades sobre o câncer de próstata e tirou dúvidas dos participantes sobre o assunto. O Padre Luiz Claudio Spolatori também esteve presente na palestra motivacional ‘Descobertas’, que abordou as formas de encarar momentos difíceis da vida, como o adoecimento.  

 


Os participantes também tiveram momentos de descontração em dinâmica com educador físico, que falou sobre os benefícios da atividade física para uma vida saudável e equilibrada, e um teatro educativo encenado pelos próprios colaboradores a fim de quebrar tabu sobre o exame de toque retal.

 

Durante toda programação, os participantes também desfrutaram de serviços voluntários de Barber Shop e Bartender, que ofereceram corte de cabelo e drinks não alcóolicos para que os homens aproveitassem o evento realizado especialmente para eles.  

 


Ao todo, 95 pessoas participaram do evento ‘Novembro Azul: Agora é a vez dos Homens’, entre pacientes e colaboradores do Hospital Regional do Vale do Paraíba.

 

 

(12) 3634-2000

Hospital Regional do Vale do Paraíba - ©2020 - Todos os Direitos Reservados