HR alcança excelência máxima em Saúde

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O Hospital Regional do Vale do Paraíba foi contemplado com a Acreditação de Excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Esse é o nível máximo de acreditação no Brasil. 

O HR vem traçando o caminho da excelência ao logo dos seus 13 anos de história. O hospital iniciou sua trajetória na ONA em 2009, quando obteve a primeira Certificação no quesito Segurança. Já o nível 2 foi obtido em 2011, atestando a gestão integrada e, nesta última etapa, o nível 3 foi conquistado através do gerenciamento de processos e resultados.

A excelência do HR é refletida em seus números. Em comparação com o ano de 2009, ano em que o Hospital conquistou a 1ª Certificação, aos avanços em atendimento foram expressivos. Em 2009, o HR realizava 4.841 cirurgias por ano e, em 2017, esse número passou para 7.845, ou seja, obteve um aumento de 62% considerando a mesma estrutura física. Outros números que refletem essa melhora são: Exames, que passaram de 467.048 para 585.643, representando um aumento de 25%; Consultas, que mais que dobraram, passando de 51.637 em 2009 para 106.466 em 2017 e Procedimentos de Oncologia, que passaram de 54.408 para 79.074 procedimentos, representando aumento de 45%.

Referência em média e alta complexidade na região, incluindo tratamento contra o câncer, o Hospital melhorou também em sua estrutura. Nos últimos anos foram mais de R$11 milhões investidos e aplicados em equipamentos e infraestrutura, como por exemplo, na reforma de Unidades de Internação e Terapia Intensiva, Pronto Atendimento Adulto, duas novas salas cirúrgicas (totalizando 14) e aquisição de novos e modernos de equipamento de angiografia e hemodinâmica.

A conquista da Excelência para fazer um Hospital cada vez melhor para os pacientes
Atualmente o HR conta com mais de 1.500 colaboradores e um quadro de 321 médicos ativos. A unidade é referência para a Região Metropolitana do Vale do Paraíba, com um total de 2,4 milhões de habitantes.

Para comemorar essa conquista e agradecer aos milhares de pacientes atendimentos todos os meses no Hospital, foi realizada uma ação no início de 2018. Durante todo o dia, atores abordaram e presentearam os pacientes na recepção principal do HR, retratando a conquista do Selo ONA Nível 3, já que a excelência é refletida no atendimento de todos os pacientes, oriundos das 39 cidades da Região Metropolitana. 

Etapas da certificação ONA
A ONA é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que promove um processo constante de avaliação e aprimoramento nos serviços de saúde e, dessa forma, busca melhorar a qualidade da assistência no país.

O processo de Acreditação é pautado por três princípios fundamentais: voluntário (a unidade de saúde que opta por ser avaliada), periódico (avaliações constantes durante o período de validade do certificado) e reservado (as informações coletadas pela organização no processo de avaliação não são divulgadas).

São 3 níveis de certificação. Sendo elas: Acreditado – Para instituições que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais; Acreditado Pleno – Para instituições que, além de atender aos critérios de segurança, apresentam gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades; E Acreditado com Excelência – O princípio deste nível é a “excelência em gestão”. A instituição já deve demonstrar uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.

 

Elaborado em: Junho/2018

(12) 3634-2000

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