Pacientes participam de desfile em ação do Outubro Rosa

Home / Pacientes participam de desfile em ação do Outubro Rosa

Pacientes participam de desfile em ação do Outubro Rosa

O desfile fez parte do evento ‘Voando como Águias’, que também contou com palestras e dinâmicas para pacientes oncológicas e acompanhantes

 

O Hospital Regional do Vale do Paraíba, em Taubaté, promoveu uma programação especial voltada para pacientes oncológicas. O evento ‘Outubro Rosa: Voando com Águias’ teve como objetivo celebrar o mês de prevenção ao câncer de mama. O HR é uma unidade de referência na especialidade para a Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

 

O evento, realizado no último dia 25, foi organizado pela equipe multidisciplinar do Serviço de Oncologia e teve título inspirado na parábola da águia que conta que, ao envelhecer, a fêmea passa por um longo e doloroso processo de superação onde suas penas, bico e garras são arrancados pela própria ave. A automutilação ocorre para que ela possa se regenerar e viver mais.

 

 

Entre os temas abordados durante as palestras estavam: ‘Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Mama’, ‘Cuidados Nutricionais durante Tratamento e Recidiva’, além de Dinâmica com direito à música e muita dança que fez pacientes e convidados se divertirem.


Dentre as palestras, a participação da psicóloga do HR, Eugênia dos Santos, abordou a importância de trabalhar a autoestima para superação do câncer de mama. Para isso, ela propôs a Dinâmica do Papel Amassado, que consistia no simples processo de amassar uma folha e depois desamassá-la.

 

 

“Essa folha cheia de dobrinhas, marcas suaves e outras mais fortes, é como a nossa vida. Muitas dessas marcas não têm como tirar. Elas estão aqui, então precisamos lidar com elas. Precisamos seguir, mesmo com as marcas”, disse a psicóloga.

 

O evento também teve descontração com alongamento e dança, mas o ponto alto foi o desfile motivacional. Oito pacientes que passam por acompanhamento no Serviço de Oncologia do Hospital Regional aproveitaram a tarde de preparação com direito à maquiagem feita por profissionais voluntários. Na passarela, as modelos desfilaram ao lado de enfermeiros e demais colaboradores do HR esbanjando beleza, autoconfiança e, principalmente, superação.

 

 

“Como nós trabalhamos com pacientes que já estão em tratamento para o câncer de mama, o nosso objetivo foi mais que conscientizar, foi um dia de descontração para elas e seus acompanhantes, com atrações que aumentassem a autoestima e confiança de cada uma. Foi muito gratificante vê-las aproveitando cada detalhe”, disse Valéria Galcez, Coordenadora de Enfermagem da Oncologia do HR e uma das organizadoras do evento.

 

Ao todo, cerca de 70 pessoas participaram do evento ‘Outubro Rosa: Voando como Águias’, entre pacientes, familiares e equipe do Hospital Regional do Vale do Paraíba.

 

(12) 3634-2000

Hospital Regional do Vale do Paraíba - ©2024 - Todos os Direitos Reservados