HRVP participa de Projeto em Cuidados Paliativos

Home / HRVP participa de Projeto em Cuidados Paliativos

O Hospital Regional do Vale do Paraíba foi a unidade escolhida no Estado de São Paulo para ser polo do Programa de Cuidados Paliativos no SUS. O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde – PROADI-SUS é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, e tem como objetivo trazer avanços no acolhimento e assistência aos pacientes em cuidados paliativos, além de maior integração entre Estado e Município.

 

Segundo o conceito da Organização Mundial de Saúde, doenças paliativas são aquelas que ameaçam a vida. Sendo o HRVP uma unidade de alta complexidade, a iniciativa deve beneficiar especialidades como: oncologia, neurocirurgia, cirurgia cardíaca, nefrologia, etc.

 

Iniciado em maio de 2022, o Programa terá duração de 10 meses, já tendo concluídas as fases de diagnóstico, planos de ação e, mais recentemente, avançou com a capacitação das equipes assistenciais.

 

Além do HRVP, participam a Policlínica e o Qualist, ambos serviços de saúde da Prefeitura de Taubaté e que realizam atenção ambulatorial e domiciliar ao paciente, em alguns casos, paliativo. Estas serão as únicas Unidades de Saúde a participarem do Programa em todo o estado de São Paulo.

 

Dentre os objetivos está a melhora na qualidade de vida do paciente, o controle de sintomas, o planejamento dos cuidados e diretivas, a satisfação do paciente e cuidador, além da menor utilização dos recursos de saúde.

 

(12) 3634-2000

Hospital Regional do Vale do Paraíba - ©2024 - Todos os Direitos Reservados