Pelo segundo ano, o Hospital Regional do Vale do Paraíba trouxe à sua programação científica o debate focado na Central de Material e Esterilização – a CME. O Evento de 2025, realizado em 26 de junho, teve como objetivo abordar a interação entre os processos de trabalho, além de reforçar a importância destes para toda a cadeia hospitalar.
Além do público interno, o Simpósio contou com a participação de diversas instituições de saúde e acadêmicos de Enfermagem da região. O evento realizou ainda uma atitude solidária, com a arrecadação de alimentos, que resultaram em quase 110kg para doação à comunidade carente.
A programação começou com o psicólogo Wagner da Costa Dias, que abordou “Processos Interpessoais e suas Relações de Trabalho”. Durante o momento, Wagner destacou a relevância de encontrar propósito no trabalho e de manter viva a motivação para seguir em frente.
Em seguida, as professoras doutoras Maria Belém Salazar e Ana Lúcia Gargione abordaram “CME: Ontem e Hoje provendo as Unidades Assistenciais”, tratando da evolução da CME e sua importância estratégica no hospital, especialmente no apoio ao Centro Cirúrgico. Em diferentes momentos, ambas reforçaram que “a CME é o coração do hospital”, além disso, doaram livros técnicos da SOBECC para o HR, fortalecendo ainda mais o conhecimento das nossas equipes.
No período da tarde, a mentora Eliana Araújo falou que “Nenhum de nós é mais importante que todos nós juntos”, citando trabalho em equipe, empatia e autorreflexão. Eliana destacou que a maneira como pensamos influencia diretamente em nossas relações e atitudes no ambiente profissional.
Encerrando o evento, a professora doutora, Eliana Fátima de Almeida, apresentou a palestra “CME com VOCÊ: Parceria de Sucesso”, ressaltando a importância da comunicação e integração entre a CME e os demais setores do hospital.
Ao final do evento, Roberta Calderaro, gerente de Enfermagem e Claudia Castro, coordenadora da CME, expressaram sua gratidão pela presença de todos e destacaram a importância de momento para o HR. “Esse momento é muito mais que um momento para trocarmos experiência e aprendermos, mas é um momento especificamente para reconhecer e valorizar essa equipe que é tão importante para a assistência do nosso hospital – a equipe CME”, afirmou a Gerente de Enfermagem.
O evento reuniu mais de 300 participantes em um único dia e trouxe uma importante bagagem de conhecimento e aprendizado.