HR faz coleta de exames de Raios-x para descarte seguro

Home / HR faz coleta de exames de Raios-x para descarte seguro

HR faz coleta de exames de Raios-X para descarte seguro

Por conter metais tóxicos na composição, as chapas podem contaminar água e solo e causar problemas à saúde do homem.

 

 

As Radiografias, conhecidas como Raios-X, são muito utilizadas e necessárias para diagnóstico no ramo da medicina, mas o que muitas pessoas não sabem é que elas não podem ser guardadas por muito tempo e nem descartadas em lixos comuns.

 

O cuidado com as chapas se dá pela toxidade do material que, além de conter plástico – um grande causador de problemas ambiente pela demora na decomposição (podendo durar mais de cem anos) – também é composta por metais pesados como prata, metano, amônia e cromo.

 

Quando descartadas em lixo comum, as radiografias vão para aterros sanitários, podendo contaminar solo e água. Em contato com humanos, estes metais tóxicos também podem afetar o organismo, causando desde anemia a efeitos neurológicos. Desta forma, o descarte deve ser realizado em pontos de coleta específicos para que sejam reciclados de forma segura.

 

Pensando nos impactos negativos sobre o meio ambiente, o Hospital Regional do Vale do Paraíba conta com um ponto de coleta para estas chapas de raios-x, onde os exames recolhidos são encaminhados para descarte adequado.

 

O Hospital também conta com outras ações desenvolvidas em favor do meio ambiente, como o destino adequado do óleo da cozinha produzido pela Instituição e pontos para recolhimento de pilhas e baterias, ambas compostas por elementos tóxicos que também podem contaminar solo e água e, por consequência, os seres vivos, caso descartadas em lixos comuns.

 

LOCAL: Os usuários do HR podem descartar as chapas em um container na Recepção Central (térreo). Já pilhas e baterias possuem pontos de coleta na Área Ambulatorial. O endereço é Avenida Tiradentes, 280, Centro – Taubaté/SP.

(12) 3634-2000

Hospital Regional do Vale do Paraíba - ©2024 - Todos os Direitos Reservados