A deterioração clínica aguda de um paciente é precedida pela alteração de seus parâmetros vitais e estes, quando reconhecidos tardiamente, podem refletir em um aumento na morbidade e mortalidade destes pacientes. A deterioração aguda pode ser reconhecida precocemente através da medição e interpretação adequada dos parâmetros vitais, permitindo uma intervenção rápida que interrompa a progressão da piora clínica, prevenindo assim, a ocorrência de eventos graves como óbito ou parada cardiorrespiratória.
Time de Resposta Rápida (TRR): foi criado para uma rápida intervenção nos pacientes com deterioração de seu quadro clínico e consiste na atuação de uma equipe multiprofissional especializada (enfermeiro, fisioterapeuta e médico). Ao primeiro sinal de agravo fisiológico, como sinais e sintomas de uma PCR por exemplo, o acionamento deste Time parte, principalmente, pela Equipe de Enfermagem Assistencial, para um atendimento imediato, antes que se evolua para um agravo.
A prática é válida e tem sido incentivada por órgãos internacionais e nacionais que estimulam a Segurança do Paciente, objetivando a redução de morbimortalidade por PCR e admissões não planejadas em Unidades de Terapia Intensiva.