Unidade de Diálise
Centro Estadual de Doenças Renais
Nutrição e Terapia Nutricional
Centro Cirúrgico
Pronto Atendimento
Terapia Intensiva
Serviço de Fisioterapia




 
Terapia Intensiva

UTI Adulto

A unidade possui 30 leitos, sendo dividida em 3 alas, destinadas aos pacientes politraumatizados, coronarianos, pós-operatórios cirúrgicos, além de pacientes clínicos e crônicos.

O HR conta com uma moderna estrutura de aparelhos, voltada para a monitorização contínua do paciente potencialmente grave. Nossa UTI também é referência no Vale do Paraíba para os casos de politraumatismo.

A equipe é multidisciplinar, formada por médicos intensivistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas/nutrólogos e enfermagem, sendo o maior grupo de profissionais da região.


Além da equipe plantonista, a UTI também dispõe da abrangente retaguarda do hospital, com médicos ortopedistas, vasculares, cardíacos e neurocirurgiões. A estrutura física do prédio foi planejada a possibilitar proximidade com a Hemodinâmica e com o Centro Cirúrgico. Na UTI o paciente também dispõe de atendimento em nefrologia, podendo, se necessário, realizar suas sessões de hemodiálise dentro da unidade, para auxiliar na reposição das funções renais.

A UTI do Hospital Regional conta com uma gama de equipamentos especializados, entre eles monitores multiparâmetros, e acompanham a freqüência cardíaca, pressão arterial e freqüência respiratória, aliados aos ventiladores mecânicos, que mantêm a estabilidade e a segurança do sistema respiratório, ajudando o paciente a respirar. A unidade também conta com leitos de isolamento e aparelhos de Raio-X portáteis.


UTI Pediátrica

A ala dispõe de 10 leitos, que atendem ao Trauma Infantil, Neonatologia e Pediatria Clínica. Assim como nos demais setores da Pediatria, o paciente pode ter um acompanhante 24h na Unidade de Terapia Intensiva.

Uma estrutura médica capacitada e com equipamentos de alta tecnologia tornam o Hospital Regional referência no atendimento do trauma, em casos de acidentes de trânsito, atropelamentos, afogamentos, quedas ou ferimentos por arma de fogo.

A retaguarda médica inclui a neurocirurgia, cirurgias pediátrica e vascular, cardiologia, nefrologia e urologia. No caso dos recém-nascidos, ainda há a ofltalmologia e otorrinolaringologia para auxiliar no tratamento. Para completar o quadro, a criança ou o adolescente conta com fisioterapeutas, nutrólogos e nutricionistas acompanhando a evolução do quadro clínico de cada paciente. O corpo médico é formado por 19 pediatras que se revezam em plantões de 24h, sendo 2 plantonistas de corpo presente todos os dias.

A ala possui também aparelhos de fototerapia em cada incubadora, que permitem o conhecido banho de luz, que tanto auxilia no tratamento dos recém-nascidos, e equipamentos para monitoramento da pressão intra-craniana, voltados aos casos de trauma de maior gravidade. Tudo isso possibilita a retaguarda completa do atendimento à criança e ao adolescente.

 
Hospital Regional do Vale do Paraíba - Todos os Direitos Reservados - Resolução 1024x768
 
Avenida Tiradentes, 280 - Jardim das Nações, Taubaté /SP - CEP: 12030-180 - Taubaté/SP - Telefone: (12) 3634-2000