Captações de Órgãos aumentam no HR

Para marcar 11 anos de HR, São Camilo reúne espiritualidade às celebrações.

Primeiro Socorros é o tema do Saúde na Comunidade.

Especialistas do HR discutem hipertensão e infarto.

Centro Estadual de Doenças Renais realiza estudo sobre perfil e evolução da doença na região.

HR e HU recebem a tradicional Feira de Natal 2014

Ver todas

Primeiro Socorros é o tema do Saúde na Comunidade

      

Para sua 2ª edição de 2015, o Programa Saúde na Comunidade, realizado pelo Hospital Regional do Vale do Paraíba, trouxe um Curso de Primeiro Socorros. O evento aconteceu no dia 28 de maio e contou com a presença do Médico do Serviço de Emergência do HR e Especialista em Cirurgia Oncológica e Geral, Dr. Rodrigo Correia Coaglio e a Enfermeira da Educação Corporativa do HR, Enf. Viviane Grillo.


Na ocasião as mais de 60 pessoas que estavam presentes puderam participar e aprender em uma apresentação dinâmica e educativa, com o objetivo de ensinar os primeiros cuidados para com uma vítima de Obstrução de Vias aéreas por Corpo Estranho, Convulsão, Desmaio e Parada Cardio Respiratória.


Em um primeiro momento, a Enf. Viviane Grillo explicou sobre a Obstrução de Vias aéreas e suas principais causas. “A obstrução ocorre quando o individuo engasga, normalmente com comida. Todos já passamos por uma situação parecida”, disse aos presentes.


Existem dois tipos de obstrução: a leve e a grave. A Obstrução leve ocorre quando há oclusão parcial da via área, nesse caso o indivíduo consegue emitir sons. A orientação é estimular a pessoa a tossir e acalma-la. Já na obstrução grave há a oclusão total da via aérea, o que faz o indivíduo não conseguir emitir sons. Nesse caso a pessoa que prestará socorro deverá agir em no máximo 4 minutos, para que o quadro não avance. A orientação é aplicar uma manobra de desobstrução das vias aéreas.


Logo em seguida a Enfermeira do HR fez demonstrações, em bonecos, da Manobra de HEIMLICH, a mais usada nos casos de obstrução grave. Viviane ensinou os presentes a realizarem a desobstrução em adultos, crianças e bebês, numa aula prática muito apreciada por todos.


Depois da aula prática, foi a vez do Dr. Rodrigo Coaglio falar mais sobre o tema. “Primeiros socorros significa o primeiro atendimento, que se dá no local do acontecimento, sem recurso nenhum”. O médico do HR explicou como agir caso presencie Convulsão, Desmaio ou Parada Cardio Respiratória.


No caso da convulsão a dica é sempre afastar e vítima de locais perigosos, retirar objetos pessoais e deitar a pessoa de lado, protegendo sua cabeça. Não se deve jogar água fria no rosto para despertar, oferecer álcool ou amoníaco para cheirar, sacudir a vítima ou forçar a abertura da boca. Em caso de desmaio deve-se afastar a vítima de local perigoso, mantendo-a em local arejado, checar a respiração, deita-la de barriga para cima e elevar as pernas acima do tórax, colocar a cabeça de lado, afrouxar as roupas, e não levanta-la imediatamente. Também não se deve sacudir a vítima, jogar água fria e oferecer álcool ou amoníaco. Já no caso da Parada Cardio Respiratória o procedimento é outro: após verificar se está em um local seguro, certifique-se de que a vítima não responde e não respira, em caso positivo inicie compressões torácicas com força e rapidez, até a chegada de ajuda médica. “Em qualquer situação é importante manter a calma e pedir ajuda ligando para 192 ou 193”, explicou o Médico.


O programa Saúde na Comunidade é uma iniciativa do Instituto de Estudo e Pesquisa (IEP) do Hospital Regional. Novas edições acontecerão no 2º semestre.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa – Junho/2015

 
 

Enf. Viviane Grillo ensinou técnicas de primeiros socorros

 
     
 

Dr. Rodrigo Coaglio deu dicas de como agir em casos emergenciais

 
     
   
  Mais de 60 pessoas prestigiaram o evento  

 



 
Hospital Regional do Vale do Paraíba - Todos os Direitos Reservados - Resolução 1024x768
 
Avenida Tiradentes, 280 - Jardim das Nações, Taubaté /SP - CEP: 12030-180 - Taubaté/SP - Telefone: (12) 3634-2000