Em debate sobre Obesidade HR discute Cirurgia Bariátrica e Hábitos Saudáveis

HR Promove Curso de Atualização no Tratamento da Doença Renal Crônico

Especialista do HR Esclarece População Sobre Câncer

HR Promove Workshop Com Municípios da RMVALE Sobre Doenças Coronarias

Projeto de Humanização do HR inicia 2014 com acervo de livros
Ver todas
 

EM DEBATE SOBRE OBESIDADE HR DISCUTE CIRURGIA BARIÁTRICA E HÁBITOS SAUDÁVEIS

 

 

Vista como a doença do século, a Obesidade é considerada fator de risco para diversas outras doenças como o câncer e problemas cardiovasculares. Buscando esclarecer a população e apresentar estratégias para combater o excesso de peso, o Hospital Regional do Vale do Paraíba promoveu no dia 29/05, a palestra “Obesidade: Prevenção e Tratamento” com o Cirurgião do Aparelho Digestivo, Dr. José Estéfano de Oliveira.


            Na ocasião o especialista apresentou estudos recentes que retratam a obesidade como fator preocupante na atualidade por se tratar de uma doença que envolve problemas psicológicos, emocionais e hábitos de vida. “Estamos sofrendo um tsunami de alimentos ruins e industrializados, de estresse e problemas emocionais e tudo isso atrapalha a saúde de nosso organismo”.


            De acordo com os estudos apresentados, pessoas obesas vivem 10 anos a menos que pessoas saudáveis, além de sofrerem com outros problemas que o acumulo de gordura no organismo pode ocasionar como aumento da pressão arterial, aumento na produção de ácido úrico, lesão renal e apneia do sono, esta última podendo levar a um derrame devido a má oxigenação do cérebro.


            O especialista destacou a informação como principal estratégia para reverter o quadro de obesidade, de modo que quanto mais informado o paciente esteja, melhor ele se alimenta e vive.  O cirurgião explicou também os fatores que causam a Síndrome Metabólica, que é a resistência a insulina e a cirurgia bariátrica, opção para quem atingiu ou o ultrapassou o limite do Índice de Massa Corpórea (IMC) de 35 e não consegue emagrecer de forma natural.


            “Somente 7% das pessoas obesas com um índice acima de 35 conseguem emagrecer de forma natural, por isso indicamos a cirurgia bariátrica como saída para proporcionar a essa pessoa mais tempo de vida e saúde. Mesmo assim a recuperação, a estabilidade na balança e uma vida saudável dependem muito mais do paciente do que dos médicos”, destacou.


            Além da abordagem médica, a 3ª edição do Programa contou com um rápido debate sobre “Alimentação Saudável” com o Nutricionista, Gelson Fernando Batista que apresentou os grupos alimentares e ressaltou a importância de se equilibrar a ingestão desses alimentos com atividade física.


            “Não existe um cardápio pronto, mesmo que o nutricionista prepare uma semana de alimentação, somos nós quem devemos conhecer a funcionalidade dos alimentos para preparar refeições completas diariamente, além de estar sempre em movimento para acelerar o metabolismo”, destacou Batista.


            As palestras integram a 3ª Edição do Programa Saúde na Comunidade 2014, do Instituto de Ensino e Pesquisa do HR. Para o próximo semestre estão previstas palestras sobre “Primeiros Socorros” e “Câncer de Mama”, respectivamente para os meses de Agosto e Outubro, ainda sem data agendada.


Cirurgião do aparelho digestivo, Dr. José Estéfano durante palestra na 3ª Edição do Programa Saúde na Comunidade
Mais de 50 pessoas prestigiaram a 3ª Edição do Programa Saúde na Comunidade no HR
Nutricionista, Gelson Fernando Batista falou dos principais grupos alimentares e deu dicas para uma boa alimentação

 

Fonte: Assessoria de Imprensa – Maio/2014.

 

 

 

 
Hospital Regional do Vale do Paraíba - Todos os Direitos Reservados - Resolução 1024x768
 
Avenida Tiradentes, 280 - Jardim das Nações, Taubaté /SP - CEP: 12030-180 - Taubaté/SP - Telefone: (12) 3634-2000