Unidade de Diálise
Centro Estadual de Doenças Renais
Nutrição e Terapia Nutricional
Centro Cirúrgico
Pronto Atendimento
Terapia Intensiva
Serviço de Fisioterapia




 
Nutrição e Terapia Nutricional

A alimentação tem ligação direta com a saúde e o estado nutricional do ser humano irá refletir em muitas etapas de seu desenvolvimento, como crescimento e manutenção da vida.

No ambiente hospitalar todas as etapas do processo terapêutico contemplam a manutenção e/ou recuperação nutricional do paciente.



Nutrição e Dietética

O Hospital Regional conta com uma equipe de Nutrição Clínica responsável por acompanhar e auxiliar no processo curativo de doenças através da alimentação. No processo terapêutico, atua no controle de doenças crônicas.

Partindo da hotelaria hospitalar, o cardápio é elaborado considerando as necessidades nutricionais de cada paciente. O trabalho da Nutrição Clínica vai além e envolve toda a equipe multiprofissional.

Todo paciente internado passa por uma triagem para avaliar seu estado nutricional. Durante as visitas diárias, a nutricionista irá avaliar se o paciente possui alguma deficiência na alimentação e, se necessário, aciona a equipe de Terapia Nutricional.

O próximo passo é incluir no cardápio receitas diferenciadas para os pacientes oncológicos, com sucos e preparações que minimizem a sensação de mal-estar típica do tratamento com radio ou quimioterapia.



Serviço de Terapia Nutricional

Quando o paciente não consegue realizar o processo natural de alimentação pela via oral, ele é submetido à nutrição enteral (por sonda) ou parenteral (pela veia).

Como o estado nutricional está diretamente ligado a parte imunológica do paciente, o Hospital Regional possui o Serviço de Terapia Nutricional, formado por uma equipe multidisciplinar, com médica nutróloga, nutricionista, fonoaudiólogo, farmacêutico e equipe de enfermagem.

O Serviço do Hospital Regional é considerado referência, estando plenamente adequado aos padrões estipulados pela Vigilância Sanitária – Ministério da Saúde. As dietas vêm pelo sistema “fechado”, ou seja, vêm prontas para serem utilizadas, evitando assim, o risco de contaminação.

No caso da nutrição por sonda, ele recebe, na alta hospitalar, orientações adequadas através de um material elaborado especificamente pela coordenação do programa. O acompanhamento específico impede a desnutrição, a resposta negativa ao tratamento e, consequentemente, contribui para a evolução do quadro clínico do paciente.



 
Hospital Regional do Vale do Paraíba - Todos os Direitos Reservados - Resolução 1024x768
 
Avenida Tiradentes, 280 - Jardim das Nações, Taubaté /SP - CEP: 12030-180 - Taubaté/SP - Telefone: (12) 3634-2000