No ‘Novembro Azul’, HR alerta sobre o Câncer De Próstata.

Urologista do HR fala sobre as doenças do homem em Programa Especial.

Com novo protocolo, HR realiza Conferência de Profilaxia de TEV

Serviço de hemodiálise do HR realiza 14º encontro do Projeto “Educarim” com cuidadores e pacientes na unidade

 
Ver todas

NO ‘NOVEMBRO AZUL’, HR ALERTA SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA

      

         Com uma estimativa de 69 mil novos casos no Brasil em 2014, o Câncer de Próstata é um dos que mais afeta o homem, ficando atrás somente dos tumores de pele não melanoma. A Campanha ‘Novembro Azul’ é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Urologia e visa alertar sobre a saúde do homem.


         No Hospital Regional do Vale do Paraíba, do Governo do Estado de São Paulo, dos 257 casos de câncer tratados na especialidade de Urologia, 43% deles são de câncer de próstata, um total de 111 pacientes. Somente na Triagem de Oncologia, a avaliação inicial feita no HR, a Urologia responde por 15% dos casos, ficando em segundo lugar, ao lado da Mastologia.


         Contudo, há também resultados considerados positivos, como a alteração no perfil de paciente. Nos dias atuais, houve mudança na postura por parte dos homens e a procura por atendimento médico aumentou. Hoje eles são responsáveis por mais de 70% das consultas e internações na especialidade de Urologia no Hospital Regional.


         O Diretor Clínico e Urologista do HR, Dr. Frederico Vilela, explica a importância do rastreamento. “O termo prevenção é adotado quando é possível evitar algo, o que, a princípio, parece inevitável com relação ao câncer de próstata. Mas o rastreamento e a detecção precoce podem garantir uma melhor condução do caso, de acordo com a agressividade do tumor, seja com acompanhamento vigilante ou tratamentos curativos cirúrgicos e radioterápicos”.


         A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda a realização dos exames de dosagem sérica do PSA e digital da próstata a partir dos 50 anos. Já os que possuem fatores de risco (história familiar, raça negra) devem procurar o urologista a partir dos 45 anos.

 

Sobre
         A próstata é uma glândula do aparelho reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.


         Existem algumas medidas que, segundo indicam estudos, parecem ajudar na prevenção, como a dieta pobre de gordura animal e rica em frutas vermelhas, das quais se destaca o tomate, em virtude da substancia antioxidante Licopeno, melhor absorvida com o tomate cozido, na forma de molho.


         O Câncer de Próstata pode demorar a se manifestar, o que exige um rastreamento constante, mas sua chance de cura gira em torno de 80%, dependendo do grau de agressividade e detecção precoce. Já em casos avançados, a doença torna-se potencialmente fatal. 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa – Nnovembro/2014.

 

 
 
Hospital Regional do Vale do Paraíba - Todos os Direitos Reservados - Resolução 1024x768
 
Avenida Tiradentes, 280 - Jardim das Nações, Taubaté /SP - CEP: 12030-180 - Taubaté/SP - Telefone: (12) 3634-2000