Missa e Semana de Enfermagem marcam comemorações do aniversário do HR

Hospital Regional discute aspectos jurídicos e éticos da Responsabilidade Médica

Hospital Regional integra grupo de avaliação de qualidade em Suprimentos
Frente Parlamentar sinaliza possibilidade de investimento no Hospital Regional
Hospital Regional na maior prova pedestre da região
Ver todas
 

Hospital Regional discute aspectos jurídicos e éticos da Responsabilidade Médica

Chegando à sua segunda edição, curso reuniu, em 2 dias, cerca de 70 profissionais da Medicina e do Direito na região.


Abordando um tema polêmico, o Curso de Responsabilidade Médica – Aspectos Jurídicos e Éticos – do Hospital Regional do Vale do Paraíba, debateu os principais assuntos que envolvem os especialistas e a profissão.

O debate aconteceu nesta quarta e quinta-feira (13 e 14/04) com público aproximado de 70 pessoas, todos profissionais da área da saúde e acadêmicos de medicina. No primeiro dia, a discussão foi em torno dos Aspectos Cíveis e Penais, com palestras ministradas pelos Juízes da 2ª Vara Cível de Taubaté, Dr. João Carlos Germano, e da 1ª Vara Criminal, Dr. Flávio Oliveira César.

Logo em seguida, a Conselheira do CREMESP, Dra. Silvana Morandini, e o advogado, Dr. Márcio Ebram Vilela, abordaram, respectivamente, Normas Éticas e Responsabilidade do profissional e da Instituição de Saúde.

No segundo dia, o advogado e professor da Unitau, Dr. Irimar de Paula Posso, discutiu a Defesa Profissional e o perito José Carlos de Carvalho, as atribuições da Perícia Médica. O encerramento ficou por conta do coord. do Instituto de Ensino e Pesquisa do HR, Dr. Marco Willians Destro, com Medidas Preventivas e Relação Médico-Paciente.

Nos dois dias, além das palestras, o momento dos debates foi de grande repercussão, abordando sigilo profissional, exercício ilegal da profissão, direitos e deveres do profissional, condições adequadas de trabalho e responsabilidade das instituições de saúde, etc.

Para o Dr. Régis Campos Marques, da equipe de Cirurgia Geral do HR, o evento foi satisfatório. “Para nós que estamos iniciando nossa carreira, o debate, principalmente sobre o Direito, reforçou a importância dos nossos atos e responsabilidades. Esse curso nos impulsiona a discutir mais, com a possibilidade de promover uma espécie de julgamento simulado, para análise de casos clínicos específicos”, sugeriu o residente.

O evento aconteceu no Salão Nobre do Hospital Regional e integra a programação científica do Instituto de Ensino e Pesquisa do HR.

 

 

 

Médicos e membros do Judiciário durante palestras




Da esq. p/ dir.: Dr. Caio Soubhia Nunes (Dir. técnico HR); Dr. Márcio Vilela (Advogado); Dr. Marco Willians Destro (Coord. IEP-HR); Dra. Silvana Morandini (CREMESP); Adm. Márcio do Espirito Santo (Dir. Adm. HR); Dr. João Carlos Germano (Vara Cível), e Dr. Flávio Oliveira César (Vara Criminal)




 

Palestrantes promovem debate e interação com o público.

 

 

 

 


 

 
Hospital Regional do Vale do Paraíba - Todos os Direitos Reservados - Resolução 1024x768
 
Avenida Tiradentes, 280 - Jardim das Nações, Taubaté /SP - CEP: 12030-180 - Taubaté/SP - Telefone: (12) 3634-2000