Urologista do HR fala sobre as doenças do homem em Programa Especial.

Com novo protocolo, HR realiza Conferência de Profilaxia de TEV

Serviço de hemodiálise do HR realiza 14º encontro do Projeto “Educarim” com cuidadores e pacientes na unidade

Pelo segundo ano consecutivo, Serviço de Oncologia do HR recebe visita internacional
 
Ver todas
 

HR SUPERA MARCA DE 2013 EM CAPTAÇÃO DE ÓRGÃOS

        

           A mais recente, inédita, teve como doadora uma criança de 10 anos que integrou a 8ª doação realizada na Unidade este ano.

 

            A mobilização das equipes médicas dos Hospitais Regional e Albert Einstein, de São Paulo, Helicóptero Águia da Policia Militar e, acima de tudo, a autorização da família, foram responsáveis por promover a primeira captação multivisceral do HR. A cirurgia aconteceu no último dia 22 e o paciente foi uma criança de 10 anos.


            O paciente estava internado na UTI havia 1 semana, porém evoluiu para morte encefálica. Segundo a Coord. da UTI Pediátrica, Dra. Maria Estela Dall’ara Rahimen, a família se mostrou consciente desde o início do processo. “Quando demos a notícia de que os trâmites seriam feitos os pais já manifestaram o interesse. Contudo, quando houve a constatação, o pai destacou que a sensação de ter o filho “vivo” em outra pessoa poderia ajudar a aliviar a dor”, ressalta.


            A partir daí deu-se início a uma luta contra o tempo para a localização de potencial receptor, feita pela Organização para Procura de Órgãos (OPO-Campinas), localizando uma paciente internada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. A cirurgia multivisceral inclui a retirada dos órgãos do aparelho digestivo, implantados, em sua totalidade, em uma mesma pessoa, procedimento pouco realizado no Brasil.


            A necessidade do transplante ser efetuado em um período de até 6horas fez com que fosse necessário o suporte da Polícia Militar, com o Helicóptero Águia. A retirada durou cerca de 1h20. Além das vísceras, foi possível a captação de rins e córneas, ajudando assim, diversas vidas.


            Esta é a 8ª captação de órgãos realizada no Hospital Regional neste ano. O número já é superior a todo o ano de 2013, quando foram viabilizadas 7 doações.
           

Fonte: Assessoria de Imprensa – Julho/2014.


 

 

 

 

 

 

 



 

 

 

 
Hospital Regional do Vale do Paraíba - Todos os Direitos Reservados - Resolução 1024x768
 
Avenida Tiradentes, 280 - Jardim das Nações, Taubaté /SP - CEP: 12030-180 - Taubaté/SP - Telefone: (12) 3634-2000