Enfermagem do HR conquista prêmio de Gestão com Qualidade

Gestores do HR criam projetos para Gestão enxuta na saúde

Hospital Regional promove Curso para gestantes

Missa e Semana de Enfermagem marcam comemorações do aniversário do HR

Hospital Regional discute aspectos jurídicos e éticos da Responsabilidade Médica
Ver todas
 

Hospital Regional Promove "Cozinha Gourmet" para marcar o dia de combate ao Diabetes



Em homenagem ao Dia Mundial e Nacional de Combate ao Diabetes (14/11), o Hospital Regional do Vale do Paraíba promoveu no dia 12 o evento “Cozinha Gourmet para Diabetes”, como parte do Programa Saúde na Comunidade.

 

A alimentação tem influência direta no controle do Diabetes e, independente de se ter o tipo 1 ou 2, o nível de açúcar no sangue depende de quanto e como se come, podendo retardar ou avançar as complicações da doença.

 

A proposta da “Cozinha Gourmet” é de levar à comunidade alternativas sobre como manter qualidade de vida sem perder o sabor e as opções de alimentos.

 

A programação teve início às 14h com a palestra “Aspectos clínicos do Diabetes”, ministrada pela médica nutróloga do Hospital Regional, Dra. Rosa Celano, que abordou os tipos de Diabetes, diagnóstico, complicações e prevenção, com um debate voltado para quem já é paciente ou que enfrenta a doença na família.


Já às 15h foi a vez do espaço Gourmet, encabeçado pelo Serviço de Nutrição e Dietética do HR, que apresentou receitas adaptadas para a pessoa com Diabetes, como bolos, lanches, sobremesas e bebidas.

 

As receitas terão como foco o incentivo aos carboidratos complexos (alimentos integrais), deixando de lado os carboidratos simples (açúcar refinado e farinhas em geral). Na sequência, orientações sobre o Índice Glicêmico das Frutas, com adaptações do cardápio diário do diabético.

 

Por meio de demonstrações, a proposta é desmistificar o assunto, já que o paciente encontra dificuldade em incorporar a fruta (frutose) na alimentação do dia-a-dia. A iniciativa integra as demais ações do Instituto de Ensino e Pesquisa, que reúne, todos os meses, debates sobre assuntos que envolvem a população, mostrando alternativas para lidar com algumas doenças, promover uma evolução saudável e, principalmente, mudança de maus hábitos.

 


 
Coffe-break com cardápio diferenciado ao diabético

 
     
 

 

Público atinge recorde com quase 100 participantes

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa – Outubro/2010


 
Hospital Regional do Vale do Paraíba - Todos os Direitos Reservados - Resolução 1024x768
 
Avenida Tiradentes, 280 - Jardim das Nações, Taubaté /SP - CEP: 12030-180 - Taubaté/SP - Telefone: (12) 3634-2000