Hospital Regional Ganha Prêmio Best 2011
Enfermagem do HR conquista prêmio de Gestão com Qualidade
Gestores do HR criam projetos para Gestão enxuta na saúde
Hospital Regional promove Curso para gestantes
Missa e Semana de Enfermagem marcam comemorações do aniversário do HR
Ver todas
 

Gestores do HR criam projetos para Gestão Enxuta na Saúde


 

Após conseguir a Certificação Plena pela Organização Nacional de Acreditação, o Hospital Regional do Vale do Paraíba iniciou o projeto "Gestão Enxuta na Saúde". Trata-se de uma iniciativa baseada na metodologia Lean e que pretende incentivar gestores a melhorar processos internos que possam garantir a satisfação de seus clientes.

O termo Lean significa eliminação de desperdício ou de atividades que não agregam valor ao processo. Por consequência, estes processos são otimizados, tornam-se eficientes, com menor custo e mais satisfatórios para os usuários.


Ao todo são 17 participantes, todos colaboradores diretos ou indiretos do HR, que representam as etapas de cada processo. O curso deve ser concluído em novembro e irá resultar em projetos para os setores de Suprimentos, Centro Cirúrgico, Quimioterapia e Gerenciamento de Leitos, com base nas necessidades de melhoria apontadas pela Diretoria do Hospital Regional.

"Quando se tira o desperdício de um processo você implanta segurança nele. O retrabalho implica em vários erros no processo e o foco é trabalhar o desperdício mais perigoso na saúde: o erro", comenta o coordenador do Curso, Dr. Carlos Frederico Pinto, Black Belt em Lean na Saúde pelo Logistics Institute Canadá e responsável pelo Serviço de Oncologia Clínica do Hospital Regional.

Ainda de acordo com o coordenador, há inúmeros desperdícios na Saúde. "Vemos desperdício no estoque, processamento, transporte, recursos humanos e devemos eliminar também o ruído no processo. No entanto, trazemos só a metodologia. A mentalidade enxuta implica em mudança cultural, que começa agora com essa visão da Instituição", ressalta.

A Diretora de Apoio do HR, Adm. Amanda Robledo, confirma a proposta da Instituição em adotar a metodologia. "Garantir a satisfação do cliente, aumentar o valor agregado do serviço e eliminar os desperdícios. Estas são as razões que levaram o Hospital Regional a colocar em prática o Lean Sigma em seus processos. Agora, o próximo passo é incorporar a Metodologia em todo o hospital".

As aulas presenciais terminam em agosto, abrangendo conceito e aplicação, simulações e desenvolvimento em situações reais "in loco".


 
Módulos do Curso reúnem conceitos, simulações e atividades presenciais.

Gestores discutem alternativas para melhoria dos processos no HR.


À frente, Diretora de Apoio, Amanda Robledo
acompanha uma das etapas do Curso junto aos participantes.




 



Fonte: Assessoria de Imprensa – Julho/2011


 
Hospital Regional do Vale do Paraíba - Todos os Direitos Reservados - Resolução 1024x768
 
Avenida Tiradentes, 280 - Jardim das Nações, Taubaté /SP - CEP: 12030-180 - Taubaté/SP - Telefone: (12) 3634-2000