No Dia Mundial de Combate ao Câncer, HR alerta sobre retardo no diagnóstico da doença

Grupo de orientação do centro de doenças renais completa 1 ano de atuação regional

Número de mulheres com doenças cardiovasculares cresce na região

Humanização hospitalar: Projeto acolhimento é implantado no HR em março

Ver todas

GRUPO DE ORIENTAÇÃO DO CENTRO DE DOENÇAS RENAIS COMPLETA 1 ANO DE ATUAÇÃO REGIONAL    

 

Considerada a epidemia do século XXI, a Doença Renal Crônica (DRC) tem sido alvo de intensas campanhas, por envolver quase 8% da população mundial com mais de 30 anos e quase 47% da população idosa.
Para marcar o Dia Mundial do Rim, comemorado em 14/03, o Centro Estadual de Tratamento de Doenças Renais do Vale do Paraíba divulgou o balanço do 1º ano de atuação do Grupo de Orientação Inicial, criado para oferecer informações, por meio da abordagem multiprofissional, a familiares e pacientes com Doença Renal em tratamento conservador, ou seja, que ainda não evoluíram para a Diálise.


A iniciativa consiste na criação de um grupo formado por equipe médica, de enfermagem, psicologia, nutrição e serviço social que ministra aulas relacionadas ao funcionamento dos rins, classificação da doença renal cônica, dieta adequada, direitos e deveres dos pacientes e seus cuidadores e a adesão do tratamento.
De acordo com o nefrologista e coordenador do Centro, Dr. Eduardo de Paiva Luciano, o projeto teve início em 2012 já atendeu 674 pessoas, dentre familiares e pacientes. “Assim como o Centro, a proposta é inovadora e trouxe ao paciente mais informação, o que facilita muito a sua adesão e os bons resultados no tratamento, com uma média de satisfação de 9,7%”, ressaltou.


O Centro Estadual atende apenas usuários do SUS das 39 cidades da região. Cerca que 4mil pacientes já foram atendidos, sendo que 2.134 permanecem em acompanhamento, retardando a evolução da doença para a terapia dialítica (hemodiálise ou diálise peritoneal).


 A Unidade é um projeto-piloto do Governo de São Paulo, sendo o único no Estado com a abordagem multidisciplinar e está localizado na Rua Olavo Bilac, número 226, no centro de Taubaté.

 

DRC


Os rins são fundamentais para a manutenção do equilíbrio do organismo. Eles removem os produtos indesejados do corpo (lixo) filtrando o sangue. De acordo com o último censo da Sociedade Brasileira de Nefrologia existem em torno de 100 mil brasileiros em diálise, com uma taxa de internação hospitalar de 4,6% ao mês e uma taxa de mortalidade 17% ao ano. A grande maioria dos pacientes falece sem sequer ter acesso a essa terapia, por falta de diagnostico. Por este motivo, a Doença Renal Crônica entrou na atenção básica no país.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa – Março/2013.

 

 
Hospital Regional do Vale do Paraíba - Todos os Direitos Reservados - Resolução 1024x768
 
Avenida Tiradentes, 280 - Jardim das Nações, Taubaté /SP - CEP: 12030-180 - Taubaté/SP - Telefone: (12) 3634-2000