HR Promove Curso de Atualização no Tratamento da Doença Renal Crônico

Especialista do HR Esclarece População Sobre Câncer

HR Promove Workshop Com Municípios da RMVALE Sobre Doenças Coronarias

Projeto de Humanização do HR inicia 2014 com acervo de livros
Ver todas
 

HR Promove Workshop Com Municípios da RMVALE Sobre Doenças Coronarias

 

 

           O Hospital Regional do Vale do Paraíba realizou, no mês de fevereiro, o 1º Workshop para Capacitação das Equipes de Saúde no Atendimento da Síndrome Coronariana Aguda (SCA), destinado aos 10 municípios escolhidos para aplicarem o Protocolo de Dor Torácica: Aparecida, Bananal, Cruzeiro, Cunha, Cachoeira Paulista, Guaratinguetá, Lorena, Piquete, Queluz e Silveiras.


            As cidades foram escolhidas a partir de um levantamento do Plano Estadual de Saúde que apontou aumento do índice de mortalidade decorrente de doenças isquêmicas do coração no Estado de São Paulo, como as mortes por Infarto Agudo do Miocárdio. O projeto de extensão realizado pelo HR visa reduzir esse número e padronizar a conduta profissional desde o primeiro atendimento, ou seja, no município de origem.


            O workshop abordou, em primeiro momento, as estratégias intervencionistas, as práticas de diagnóstico de SCA e os fatores de risco, apresentados pelos médicos responsáveis pelo protocolo, o hemodinamicista, Dr. Ednelson Navarro, o cardiologista, Dr. Rodrigo Campos, e a médica da Qualidade, Dra. Marcia Queiroga.


            Durante a abordagem, Navarro destacou a importância do histórico clínico do paciente. “Para um diagnóstico mais claro, avaliamos a condição do paciente não só a partir de seus sintomas no momento, mas sim, considerando todo o histórico clínico e os fatores de risco que ele apresenta”.


            Além da presença da equipe médica, profissionais de Enfermagem puderam participar e auxiliar na adequação de fluxo do protocolo para cada município, considerando suas reais particularidades. “A postura do enfermeiro é importante desde o acolhimento até a classificação do risco do paciente, pois a triagem visa diminuir o tempo de espera da urgência. Agindo de forma cautelosa, os resultados serão positivos”, destacou a enfermeira da Qualidade, Fernanda Cundari. 
           

O projeto de expansão do Protocolo teve início em agosto de 2013 e as próximas etapas compreendem ações externas e internas, como a expansão dos treinamentos às unidades da rede básica de saúde de cada município e a realização de campanha de prevenção junto à população. Para o segundo semestre, a expectativa é que o protocolo já esteja em gerenciamento.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa – Fevereiro/2014.

 

 
Evento reuniu profissionais de 10 municípios
 
 
 
Evento reuniu profissionais de 10 municípios
 


 

 

 
Hospital Regional do Vale do Paraíba - Todos os Direitos Reservados - Resolução 1024x768
 
Avenida Tiradentes, 280 - Jardim das Nações, Taubaté /SP - CEP: 12030-180 - Taubaté/SP - Telefone: (12) 3634-2000