Hospital Regional discute Responsabilidade Médica

Segunda edição do “Saúde na comunidade” aborda Infarto Agudo do Miocárdio

EP promove Evento de Atualização em UTI

Complexo Hospitalar recebe relíquia de São Camilo

Equipe de Nutrição promove Eventode Terapia Nutricional em Paciente Crítico

 
Ver todas
 

HR realiza 1ª captação de coração para transplante


 

No dia 08/05 a rotina dos profissionais de saúde do Hospital Regional do Vale do Paraíba foi modificada com a realização da primeira captação de coração para transplante. O ato só foi possível com a junção de esforços das equipes do HR e Unicamp, com respaldo do helicóptero Águia, da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

A doadora foi uma mulher de 40 anos, que teve diagnóstico comprovado de Morte Encefálica (ME). No ato da notificação, a OPO/Campinas – Organização de Procura de Órgãos – foi acionada para a detecção de um potencial receptor, localizando um paciente ainda na região de Campinas.

 

A partir daí, deu-se início a uma corrida pela vida, com a manutenção dos órgãos da paciente até a chegada da equipe médica, o que aconteceu na tarde desta quarta-feira, ou seja, 24h depois da constatação da ME. A ação entrou para a história do HR.

 

O procedimento durou cerca de 4 horas, com a captação de fígado, rins, córnea e coração. Com o ato, pelo menos 6 pacientes poderão ser beneficiados com a doação. “É um momento muito difícil para a família que está doando devido ao falecimento de um ente querido. Por outro lado, é um momento único, a partir daí conseguirem tirar forças para a autorização cientes de que outras vidas poderão ser salvas”, comenta o Diretor Técnico e Coord. Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos do HR.

 

A captação de órgãos é um procedimento cirúrgico e o Hospital Regional conta com uma estrutura própria para abrigar estes e outros procedimentos de alta complexidade. Ao todo são 12 salas com equipamentos modernos para trazer resolutividade à população.
O Hospital Regional integra a lista de instituições apoiadoras do “Doar São Paulo”, um projeto da Secretaria Estadual de Saúde que já conseguiu triplicar o número de doações em hospitais cadastrados no Estado.

 





 

 

 

 
Hospital Regional do Vale do Paraíba - Todos os Direitos Reservados - Resolução 1024x768
 
Avenida Tiradentes, 280 - Jardim das Nações, Taubaté /SP - CEP: 12030-180 - Taubaté/SP - Telefone: (12) 3634-2000