Circuito do Coração

Política de Humanização



 


Política de Humanização

Formada por uma equipe multiprofissional, a Comissão de Humanização do Hospital Regional do Vale do Paraíba já está desenvolvendo projetos para melhor acolhimento dos pacientes. Trata-se do Programa HumanizaSES, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que irá abranger hospitais e ambulatórios que oferecem atendimento público.

O objetivo é facilitar uma mudança na cultura e no modelo de gestão das organizações de saúde, possibilitando um novo padrão de comunicação, participação e integração entre gestores, profissionais e usuários.

No Hospital Regional vários projetos já foram elencados para serem implantados de maneira gradativa e a aposta será a atuação do Voluntariado. Presente em toda a trajetória do HR, o voluntariado se consolidou como um diferencial da Instituição, por meio da assistência ao paciente carente.

Mas, mais do que isso, a proposta é acolher todos para um melhor atendimento. Conheça algumas das ações:

- Acolhimento com Classificação de Risco: voltada ao atendimento de urgência, tem como base o Protocolo de Manchester e buscar avaliar o grau de sofrimento físico e psíquico do paciente que, embora não aparente sinais visíveis de problemas físicos, pode necessitar de atendimento com maior grau de risco e vulnerabilidade.

- Cadeiras de Rodas: em virtude do perfil dos pacientes do HR, foi realizado investimento na manutenção e melhor disposição das cadeiras de rodas utilizadas, com objetivo de facilitar o acesso do paciente às dependências do Hospital.


- Serviço de Acolhimento: Contando com uma equipe de orientação, terá como objetivo Oferecer aos pacientes e familiares informações claras e assertivas sobre os serviços do Hospital Regional bem como alternativas para melhor deslocamento nas dependências do prédio.


Outros projetos futuros irão contar com investimentos do Governo do Estado de São Paulo, que irá aplicar recursos na ordem de R$ 40milhões em todo o Programa. O valor para cada Unidade ainda será definido e os projetos aplicados em um prazo de 4 anos.


 
Hospital Regional do Vale do Paraíba - Todos os Direitos Reservados - Resolução 1024x768
 
Avenida Tiradentes, 280 - Jardim das Nações, Taubaté /SP - CEP: 12030-180 - Taubaté/SP - Telefone: (12) 3634-2000