Enfermagem do HR conquista prêmio de Gestão com Qualidade

Gestores do HR criam projetos para Gestão enxuta na saúde

Hospital Regional promove Curso para gestantes

Missa e Semana de Enfermagem marcam comemorações do aniversário do HR

Hospital Regional discute aspectos jurídicos e éticos da Responsabilidade Médica
Ver todas
 

Hospital Regional reúne pacientes para avaliações da cirurgia de catarata.


Ação faz parte do Mutirão de Cirurgias a ser realizado no primeiro semestre; primeira etapa reuniu 64 pacientes da região

 

Concentrando o maior volume de procedimentos, o Hospital Regional do Vale do Paraíba iniciou, no dia 05, as avaliações para cirurgias de catarata. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo para atender a demanda da região, depositando no HR um grande mutirão de 400 cirurgias em diversas especialidades.

Ao longo do dia, 64 pacientes passaram por consultas e exames pré-operatórios


Somente na Oftalmologia são cerca de 200 procedimentos. No último domingo, os pacientes já agendados pelo Departamento Regional de Saúde realizaram os exames pré-operatórios. Ao todo foram 64 pacientes de três municípios da região, sendo a grande maioria com indicação cirúrgica.

O diferencial é que este procedimento no HR irá adotar a técnica da facoemulsificação, ou seja, microincisão que possibilita uma recuperação pós-operatória mais rápida, de fácil adaptação e proporcionando segurança ao paciente. Os procedimentos, que antes tinham duração de 1 hora, serão realizados em cerca de 10 minutos.

Marina, durante atendimento com Dra Juliana Freire, destaca que
ficou surpresa com a agilidade do procedimento


Os pacientes, que ainda não conheciam a tecnologia, aprovaram a medida. “Não esperava que seria tão rápido pelo SUS. Achei perfeita essa indicação, pois a gente sempre espera o pior, mas sabendo que tem essa técnica fico bem mais tranqüila”, comenta a aposentada Marina Célia de Oliveira Santos, 58 anos, que descobriu a catarata há um após uma cirurgia na retina.

Aposentado Joaquim Machado, 83, passa por avaliação com
Dr. Paulo Eduardo Bueno


De acordo com o Coord. Do Serviço de Oftalmologia do HR, Dr. Edimilson Mariano, trata-se de uma medida muito eficaz para a população. “Nosso objetivo é oferecer agilidade entre o diagnóstico e o tratamento da lesão, devolvendo essa qualidade de vida ao paciente. Estamos satisfeitos”, reforça.

Mais do que satisfeita, a aposentada de 85 anos, Ruth Stuart Nascimento, saiu emocionada da avaliação. Em meio à lágrimas, conta que já teve problemas por não conseguir enxergar. “Já fui atropelada por um ônibus e estava sofrendo por não fazer minhas atividades. Achei maravilhoso. A equipe toda foi 100% e o atendimento ótimo. Graças a Deus vou voltar a enxergar”.

Sra Ruth após consulta: "A equipe toda foi 100% e o atendimento ótimo".


As cirurgias devem acontecer a partir de março, bem como o restante das avaliações. O mutirão conta ainda com procedimentos nas áreas de cirurgia geral, ortopedia, vascular e otorrinolaringologia. O encerramento está previsto para junho deste ano.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Fev/2012


 
Hospital Regional do Vale do Paraíba - Todos os Direitos Reservados - Resolução 1024x768
 
Avenida Tiradentes, 280 - Jardim das Nações, Taubaté /SP - CEP: 12030-180 - Taubaté/SP - Telefone: (12) 3634-2000