Como manter uma alimentação saudável no inverno?

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Dicas para manter uma alimentação saudável no inverno


Para muitos, a chegada do inverno é uma ótima desculpa para exagerar no consumo de chocolates e alimentos mais gordurosos. Mas os dias com temperaturas mais baixar também podem ser uma oportunidade para variar o cardápio sem deixar a alimentação saudável de lado.


Para conseguir manter a temperatura corporal durante o inverno, o corpo precisa aumentar o consumo de energia. Esse processo faz com que sintamos mais fome, além de ficarmos propensos a escolher alimentos mais calóricos, podendo resultar em alguns exageros durante as refeições. 


Sendo assim, neste momento é ainda mais importante que estejamos atentos às nossas escolhas alimentares, já que manter uma alimentação equilibrada é um aliado fundamental à prevenção de problemas com a saúde.


Confira algumas dicas para manter a alimentação balanceada nos dias mais frios:


Varie nas sopas


Caldos e sopas são pratos típicos de inverno e ótimas opções para incluir no cardápio, já que podem ser muito nutritivos e excelentes aliados da saúde quando bem preparados.


A dica é optar pelo uso de produtos integrais que aumentem a sensação de saciedade. Combine com vegetais e legumes para deixar a refeição ainda mais nutritiva. 


Se beneficie das gorduras boas nas pequenas refeições


As oleaginosas são excelentes opções para incluir nas pequenas refeições do dia. Além de ricas em nutrientes, elas auxiliam no controle do nível do colesterol ruim e bom.


Temos muitas formas de utilizar esses grãos e sementes nas refeições: salpicados sobre saladas de frutas, vitaminas, iogurtes, caldos e sopas. A chia e a linhaça são ótimas opções para deixar sua refeição ainda mais saudável e nutritiva. 


Não deixe as frutas de lado


Para as refeições intermediárias, invista no consumo de frutas da estação. Uma boa alternativa são as frutas secas e/ou cristalizadas que, além de deliciosas, são práticas para carregar com você, garantindo os nutrientes e as vitaminas que elas oferecem.


Hidrate-se sempre


Com o clima mais frio, a vontade de beber água pode não aparecer tanto quanto no verão, mas isso não quer dizer que a necessidade de se manter hidratado é menor. Independente da estação do ano, a água desempenha um importante papel no organismo. Além de regular a temperatura corporal, ela auxilia no transporte de nutrientes, na digestão e em muitas outras reações do corpo humano. Por esses motivos, mesmo quando não sentimos sede, é importante manter a hidratação durante todo o dia.  


Varie nas bebidas


Esse é um ótimo período para consumir chás e sucos de frutas naturais, principalmente as que são fonte de vitaminas C. Os chás podem auxiliar no sistema digestivo e no controle do peso. Mas é importante ficar atento na hora de adoçar e não cometer exageros. Uma dica é usar açúcar de coco ou mascavo.


Substitua alguns alimentos


Tente substituir alguns alimentos comuns por integrais. Por serem ricos em fibras, eles promovem benefícios como o bom funcionamento do intestino, controle de açúcar no sangue e colesterol, além de prolongar a sensação de saciedade. Então quando bater aquela vontade de comer uma macarronada escolha uma massa integral.


Investir na qualidade das refeições e não somente na quantidade é uma dica valiosa para manter a saúde e o bem-estar durante o inverno. Por isso, além de todas essas dicas, na hora de escolher seu chocolate, invista nas versões mais amargas ou no alfarroba, um excelente substituto para o doce.

 

 

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